FAIL (the browser should render some flash content, not this). FAIL (the browser should render some flash content, not this).

Pedreiras

As nossas pedreiras:

Pedreira da Cabreira, localizada na Fregesia do Manigoto, Concelho de Pinhel, Portugal;

Pedreira do Cantos da Mata, localizada na Freguesia de Algrodes, Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, Portugal;

Pedreira de Cabeceira do Ariranha, localizada no Municipio de Mantena, Estado de Minas Gerais, Brasil;

Pedreira de Santa Comba, localizada na Fregesia de Santa Comba, Concelho de Viseu, Portugal

Processo de transformação:

O processo utilizado pela Empresa para a extracção de Blocos de Granito, inicia-se com o corte em rochas de grandes dimensões através da utilização de fio diamantado. Esses cortes são efectuados na vertical. Seguidamente faz-se uma perfuração em linha horizontal, sendo essa perfuração eclodida através de explosivo (com o uso de cordão detonante).

Logo após o rebentamento, ocorre a libertação de uma massa granítica com dimensões entre as 700 e as 1000 toneladas.

Utilizando uma Perfuradora Hidráulica efectua-se a desagregação da massa granítica obtida inicialmente, em pequenas parcelas com cerca de 8m de altura, por 3m de largura e 9m de comprimento, sendo necessário dividir esta parcela da massa granítica inicial, usando para isso explosivos.

Estando esta parcela solta é utilizado um Tomba-Blocos (montado numa Escavadora Hidráulica com capacidade para 40 t), para que seja possível o derrube desta no solo. Para que a parcela não seja fracturada é necessário uma preparação prévia do terreno, através da criação de uma espécie de almofada de terra com cerca de 80cm de altura. Estando a parcela assente com a superfície maior no solo, inicia-se uma nova furação com a mesma perfuradora hidráulica, com o objectivo de se obterem blocos com dimensões aproximadas de 3m de comprimento, 1.5m de largura e 1.5m de altura.

Estas medidas são as requeridas pelos Clientes e como o objectivo da CUBIGRANI – Exploração e Extracção de Granitos, Unipessoal, Lda., é a satisfação dos seus Clientes, a etapa final de obtenção dos blocos pode sofrer várias fases até que sejam obtidas as medidas ideais. No caso das medidas serem inferiores às requeridas, este material não é considerado conforme para Blocos, procedendo-se a uma rectificação nas medidas de forma a obter Semi-Blocos ou outros produtos atrás referenciados.